Esta obra tem como principal objetivo uma abordagem da gestão financeira na sua componente mais relevante que é a dinâmica dos fluxos financeiros.
Obra destinada a técnicos e revisores oficiais de contas, gestores e analistas financeiros e profissionais que se interessam por temas relacionados com a gestão e a teoria financeira, bem como a alunos de especialização e pós-graduação em contabilidade e finanças.
Entre outros, a obra inclui os seguintes temas:
- Os objetivos essenciais da função financeira
- A noção de fundo de maneio
- A problemática do equilíbrio financeiro
- Situações financeiras típicas
- O efeito alavancagem
- As NFM e o financiamento bancário
- O cálculo do crescimento sustentável
- A demonstração dos fluxos de caixa
Inclui casos práticos sobre a demonstração de fluxos de caixa e casos práticos gerais. Inclui ainda anexos.
“Um excelente auxiliar de informação e formação para orientar e auxiliar os profissionais a encontrarem o caminho, os métodos e os meios adequados e necessários à determinação da capacidade de libertação de meios financeiros, fornecendo-lhes por essa via importante e imprescindível informação para a tomada de decisão por parte dos empresários gestores.”
António Domingues Azevedo (Bastonário da OTOC)
Eduardo Manuel Lopes de Sá e Silva é doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha, Espanha, licenciado e mestre pela FEP.
É orientador de diversas dissertações de teses de Mestrado e Doutoramento, nas áreas de Contabilidade e Gestão Financeira.
Igualmente exerce funções de técnico oficial de contas, revisor oficial de contas e consultor financeiro numa instituição de crédito.