Esta obra trata das alterações previsíveis relativas ao tratamento do Custo Amortizado e Imparidade, decorrentes da transposição das Normas Internacionais de Contabilidade emanadas do IASB.
Destina-se a profissionais e quadros superiores do sistema financeiro, a Técnicos Oficiais de Contas e outros interessados nas áreas de Contabilidade e Auditoria.
“É com muito gosto e satisfação que o Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) apoia esta iniciativa de dois dos seus docentes, os Professores Doutores Eduardo Sá e Silva e Inês Cruz, dado tratar-se de uma obra inovadora, rigorosa, útil e pedagógica, destinada não só a estudantes, mas também a profissionais.”
Luís Vilhena da Cunha, Presidente da Direcção do ISGB.
“Uma abordagem centrada no rigor científico e com uma vertente pedagógica que não é frequente encontrar nestes domínios. Como em outros trabalhos que tem publicado, o Professor Doutor Eduardo Sá e Silva, agora acompanhado da Professora Doutora Inês Cruz, não hesita em partilhar com os leitores a experiência que conseguiu reunir, não apenas na vertente académica, mas sobretudo na vertente profissional, enquanto especialista de risco.”
Carlos Rafael Branco, Banco de Portugal (Eurosistema / Eurosystem) Departamento de Supervisão Prudencial.
Estrutura da obra:
Instrumentos Financeiros: Custo Amortizado e Imparidade (nova proposta)
A aplicação actual do custo amortizado e da imparidade aos instrumentos financeiros detidos pela Banca
Substituição da IAS39 (Norma Internacional de Contabilidade 39: reconhecimento e mensuração) pela IFRS 9 Instrumentos Financeiros
Lista de quadros
Resumo da IAS39 (retirado do site do IASB), em inglês
Material de apoio.
Eduardo Manuel Lopes de Sá e Silva é doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha, Espanha, licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Exerce funções de docente no Ensino Superior, sendo orientador de diversas dissertações de teses de Mestrado e Doutoramento, nas áreas de Contabilidade e Gestão Financeira. Igualmente exerce funções de técnico oficial de contas, revisor oficial de contas e consultor financeiro numa instituição de crédito.
Inês Cruz é docente convidada na NOVA School of Business & Economics em Lisboa e no Instituto Superior de Gestão Bancária da Associação Portuguesa de Bancos. Desenvolve igualmente actividade de investigação científica, tendo artigos publicados em revistas académicas internacionais. Possui experiência em consultoria de gestão e na Banca