Depois da publicação da edição anterior, exclusivamente destinada ao anexo A da IES, procedeu-se à sua revisão, tendo sido incluídos novos exercícios, cuja resolução evidencia como devem os diversos quadros do Anexo A espelhar a informação contabilística, estatística ou outra. Uma das principais novidades consistiu na inclusão da nomenclatura “N, S, M” nos diversos quadros do quadro 05-A, o que visa alertar para os casos em que determinadas políticas contabilísticas não são seguidas pelas pequenas e microentidades.
Complementarmente, e visto que o Anexo Q e a Folha de Rosto da IES/DA foram alterados pela Portaria n.º 62/2012, de 27 de janeiro, incluíram-se notas explicativas e orientações para o correto preenchimento destes formulários, dando ênfase aos quadros que foram objecto de alteração: quadro 10 da Folha de Rosto – “Acontecimentos marcantes” e o quadro 04 do Anexo Q – “Operações e factos sujeitos a imposto do selo”. Foram igualmente incorporadas orientações para o preenchimento da IES/DA quando se utiliza um período especial de tributação, ou quando ocorre uma fusão ou cisão.
Inclui cerca de 50 exercícios resolvidos que tornam a consulta e a análise da Folha de Rosto, Anexo A e Anexo Q mais simples, completa e perceptível.
“O precioso contributo que este livro trará aos contabilistas, ao permitir a obtenção de informações preciosas ao bom desempenho dos profissionais e por sua vez, uma melhoria dos serviços das entidades que intervêm e beneficiam da Informação Empresarial Simplifica – IES. ”
Manuel Patuleia, Presidente da APOTEC
Público Alvo:
Obra dirigida principalmente aos profissionais da contabilidade, com responsabilidade na preparação e apresentação de demonstrações financeiras e fiscais.
Estrutura da obra:
Parte I - Os novos modelos de impressos publicados pela Portaria 26/2012, de 27 de janeiro
Parte II - Manual de preenchimento do anexo A da ies
É pós-graduada em Direito Fiscal das Empresas e Mestre em Contabilidade. É licenciada em Contabilidade e Auditoria e tem um MBA em Contabilidade. É formadora e inspectora tributária da DGCI.
Integrou o grupo de trabalho da DGCI, que conjuntamente com o INE, IRN e o BdP, adaptaram a IES aos novos normativos contabilísticos.