Este livro apresenta de uma forma acessível e pragmática as noções indispensáveis quanto à ética e deontologia profissional dos Técnicos Oficiais de Contas. Nesse sentido, aborda o Estatudo da OTOC, o CDTOC e outros regulamentos enquadradores da profissão.
O livro é útil a um conjunto heterogéneo de públicos que, diretamente ou indiretamente, estão ligados a esta atividade profissional e/ou ao ensino/aprendizagem das matérias de Ética e Deontologia Profissional dos Técnicos Oficiais Contas. Assim, destacam-se os Técnicos Oficiais de Contas, professores e alunos.
Esta obra está estruturada de acordo com o programa definido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas para efeitos do exame de acesso à profissão de Técnico Oficial de Contas, e nesse sentido são propostas cerca de 300 questões, de escolha múltipla, com as respetivas soluções fundamentadas com base nos normativos aplicáveis.
Inclui 40 figuras, 22 quadros e exemplos de forma a tornar mais compreensível os diferentes temas.
Estrutura da obra:
Parte I
- Objeto e conceito de ética e deontologia profissional
- Regras éticas
- Comportamento ético
- Dilemas éticos
- A ética na atividade profissional
- As competências das organizações profissionais
- Códigos deontológicos
Parte II
- A ordem dos técnicos oficiais de contas como organismo profissional
- O exercício da função de técnico oficial de contas
- Os órgãos da ordem dos técnicos oficiais de contas
- Direitos e deveres dos técnicos oficiais de contas
- Inscrição de sociedades de técnicos oficiais de contas, registo do responsável técnico das sociedades de contabilidade
- O código deontológico dos técnicos oficiais de contas
- O regime disciplinar dos técnicos oficiais de contas
- A responsabilidade dos técnicos oficiais de contas decorrente da legislação fiscal e parafiscal .
Lizabete Sequeira, licenciada em gestão pelo INUAF - Instituto Superior D. Afonso III, pós graduada em Fiscalidade pela Universidade do Algarve. Leciona Contabilidade Financeira e Ética Empresarial e Deontologia Profissional na Universidade do Algarve em cursos de licenciatura. Formadora. Técnica Oficial de Contas com atividade profissional.
Gabriela Gonçalves, Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Louvain-la-Neuve, Bélgica, docente na Universidade do Algarve na área de metodologia de investigação, psicologia social e comportamento organizacional. Autora de diversos artigos, capítulos e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Os interesses de investigação incluem o comportamento social e o comportamento ético.
Cristina Gonçalves, Mestre em Gestão, pela Universidade do Algarve, docente em cursos de licenciatura e mestrado na Universidade do Algarve. Formadora em ações destinadas a profissionais de contabilidade, Técnica Oficial de Contas, autora de diversos artigos, livros e comunicações em congressos nacionais e internacionais.