Versando uma abordagem circunscrita às sociedades cotadas na BVLP e na NYSE, este livro alarga-se por uma reflexão pormenorizada sobre o papel e a função de Investor Relations, abarcando as diferentes vertentes por onde se exerce a influência das Sociedades sobre a Comunidade Financeira, nacional e internacional (e vice- versa), em ambiente de “informação assimétrica”, “globalização e fragmentação dos mercados” e do “trading electrónico”, no novo quadro de regulação e supervisão dos Mercados.
Destinado a economistas, gestores e juristas (e aos estudantes destas áreas do conhecimento), este livro acaba por se tornar também num instrumento de trabalho para todos aqueles que intervêm nos mercados financeiros (investidores, analistas, corretores e Gestores).
Com PREFÁCIO do Professor Doutor Fernando Teixeira dos Santos, Presidente da CMVM e da IOSCO, esta Monografia, elaborada no âmbito do 3º Curso de Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários, da Faculdade de Direito de Lisboa, constitui-se, na avaliação de quem a classificou, como: “um bom exemplo de análise pluridisciplinar, com o reforço mútuo da economia normativa e do direito financeiro, num tema de grande actualidade nos mercados” – Professor Doutor Jorge Braga de Macedo.
Os autores:
Rui Pinto Duarte é Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Advogado.
M. Jorge C. Castela é Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (ISE), com uma Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma Pós-Graduação em Gestão na AESE, o Mestrado/P.E. em Ciência Política no ISCSP/UTL e a frequência dos Cursos de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.