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Execução lenta do PRR compromete apoios a Portugal

Álvaro Santos, co-autor do livro “Políticas Locais de Habitação, considera O PRR apresenta uma taxa de execução financeira de 24% e o Programa Portugal 2030 está abaixo de 1%. A execução lenta do PRR pode comprometer a utilização dos apoios atribuídos a Portugal - afirma Álvaro S...

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Oferta de casas para arrendar mais do que duplica no Porto e Lisboa

A oferta de casas para arrendar subiu 81% no primeiro trimestre, face a igual período do ano passado, de acordo com dados do Idealista. A subida ocorreu em 19 capitais de distrito, com destaque para Bragança (191%), Porto (129%), Leiria (128%) e Lisboa (102%). Viana do Castelo foi a única cidade onde o stock baixou. 

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Oferta de casas para arrendar mais do que duplica no Porto e Lisboa

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Resolução alternativa de litígios

Plataforma RAL+Está criada Plataforma RAL+, a plataforma informática única e comum que vai servir a gestão e funcionamento dos diferentes meios de resolução alternativa de litígios geridos ou apoiados pelo Ministério da Justiça: sistemas públicos de mediação familiar e laboral, julgados de pa...

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Prorrogado o prazo de entrega do relatório único

O prazo de entrega do Relatório Único 2023 foi alargado até 29 de abril.  Relembramos que este documento é de entrega obrigatória para entidades empregadoras com trabalhadores por conta de outrem ao seu serviço no ano anterior (2023). O prazo para a entrega deste relatório, terminava hoje dia 15 de abril.

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Habilitação de herdeiros e inventário

Existe um Grupo de Trabalho para a Propriedade Rústica (GTPR) criado em 2021, que prevê alterações de fundo ao Código do Registo Civil (CRCivil) e ao Código Civil (CCivil), a fim de concretizar algumas medidas em matéria de habilitação de herdeiros, bem como alterações ao Código do Processo Ci...

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Criar sucesso em Negócios Inteligentes

€ 19,90 (IVA incl.)

Criar sucesso em Negócios Inteligentes

António Cabrita


Este livro pretende que o leitor seja um gestor de Projetos de Sucesso, isto é, que os seus negócios tenham êxito no tempo e num ambiente de Inteligência, em que tudo foi planeado ao pormenor e continuará a ser avaliado com a mesma preocupação.

Oferta de CD para elaboração dos estudos de viabilidade, da autoria também do Eng. António Cabrita.

Pontos com VidaAo adicionar este produto poderá acumular 19 pontos com vida. Ao finalizar esta encomenda poderá acumular 19 pontos com vida que poderão ser convertidos num vale de € 1,90.


  • Inovação Empresarial no Séc. XXI versão executiva
    € 9,90
  • Drucker no Turismo
    € 12,00
  • Capital de Risco
    € 14,50
  • Legislação dos Empreendimentos Turísticos
    € 20,00

Segundo as estatísticas existentes apenas 4% das iniciativas empreendedoras é considerado Projeto de Sucesso (que ultrapassa os cinco de vida).

Este livro pretende que o leitor seja um gestor de um desses Projectos de Sucesso, isto é, que os seus negócios tenham êxito no tempo e num ambiente de Inteligência, em que tudo foi planeado ao pormenor e continuará a ser avaliado com a mesma preocupação.

Um manual escrito por quem tem grande experiência prática nestas matérias, derivada da sua longa actividade como empresário e como consultor.

Uma obra direccionada para todos aqueles que têm espírito de iniciativa empresarial, mas sem os conhecimentos mínimos nesses domínios.

A sua leitura vai permitir suprir essas carências de conhecimentos e lançar o negócio com maior segurança, minimizando assim riscos por desconhecimento de aspetos essenciais que importa acautelar.

A discussão dos vários temas aqui abordados (alguns dos quais pela primeira vez tratados num livro deste tipo) é feita duma forma extremamente pragmática e objetiva, facilmente assimilável mesmo por quem não tenha uma sólida formação académica nas áreas tecnológica, financeira ou de marketing.

A obra é completada com um programa em Excel para elaboração dos estudos de viabilidade, da autoria também do Eng. António Cabrita.´


Índice

PREFÁCIO

PRIMEIRO CAPÍTULO – FUNDAMENTOS DO NEGÓCIO

1 – História da Empresarialização

2 – Conceito de Ideia-Projecto

2.1 – Definição

2.2 - A importância do amadurecimento da fase da Ideia-Projecto

2.3 - Razões de insucesso no curto e médio prazo de empresas criadas

2.4 - Soluções alternativas para colmatar parte destes problemas

3 - Estatísticas e factos de experiências

3.1 - Razões de insucesso no médio/longo prazo de empresas criadas

4 - Factores eliminatórios na concretização da Ideia-Projecto

4.1 - Disponibilidades financeiras insuficientes

4.2 - Viabilidade económica

4.3 - Domínio tecnológico

4.4 - Tecnologias disponíveis

4.5 - Cartelização do sector/Concorrência dominante

5 - Factores determinantes para a concretização de uma Ideia-Projecto

5.1 - Recursos financeiros

5.2 - Recursos tecnológicos e know-how (tecnologias disponíveis e a utilizar)

5.3 - Recursos materiais a utilizar e produtos a vender

5.4 - Recursos humanos e a organização

6 - Factores Condicionantes para a concretização da Ideia-Projecto

6.1 - Conceito da independência nos negócios

6.2 - Outros factores condicionantes

7 - O Empreendedor da Ideia/Projecto

7.1 - Características pessoais e profissionais

7.2 - Outras características particulares

 

SEGUNDO CAPÍTULO – ESTUDOS DE MERCADO E SONDAGENS DE OPINIÃO

1 - O estudo de mercado

– Introdução

– Objectivos centrais do estudo de mercado

– Outros objectivos do estudo de mercado

– Fontes de informação

– Recolhas de opinião

– Contraprova


TERCEIRO CAPÍTULO – MARKETING DO PROJECTO

1 – Introdução

2 - O marketing do projecto dirigido aos fornecedores

3 - O marketing do projecto dirigido aos colaboradores

4 - O marketing do projecto dirigido aos financiadores

5 - O marketing do projecto dirigido aos clientes

5.1 - Algumas dicas para desenvolver uma imagem global

5.2 - Canais de distribuição, parcerias e complementos de negócios

6 – Factores críticos de sucesso

6.1 – Organização orientada permanentemente para a melhoria e inovação contínuas

6.2 – Consolidação e fidelização dos canais de distribuição

6.3 – Relações fortes nos negócios

6.4 – Soluções globais para o mercado

7 – Revisão do projecto a anteriori

7.1 – Análise de sensibilidade

7.2 – Prevenção de alterações

7.3 – Definir prioridades em caso de derrapagens

7.4 – Análise do investimento segundo o risco

8 – Revisão do projecto a posteriori

8.1 – Avaliação do desempenho da actividade segundo os critérios prédefinidos

8.2 – Detecção dos desvios e análise das causas

8.3 – Correcção dos erros

8.4 - Reavaliação


QUARTO CAPÍTULO – NECESSIDADES DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

1 – Introdução

2 - Necessidades de investimento

2.1 - Activo fixo

2.2 - Activo circulante

2.3 - Investimento em fundo de maneio

2.4 - Investimentos numa empresa nova

2.5 - Investimentos numa empresa existente

3 - Necessidades de financiamento

- Necessidades de refinanciamento

- Definição da estrutura de custos

- Definição da margem comercial


QUINTO CAPÍTULO – ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

1 - Pressupostos-base

1.1 - Definições temporais

1.2 - Parametrizações em percentagem

2 – Métodos de cálculo para definição do Plano de Negócio

2.1 - Stock de mercadoria ou matéria-prima

2.2 - Stock de produto acabado

ANEXO A – CHECK-LIST PARA UM INVESTIMENTO INTEGRADO

I – ACTIVO CORPÓREO

II – ACTIVO INCORPÓREO

III – ACTIVO CIRCULANTE E OUTROS

ANEXO B – GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO

1. Apresentação da Empresa/Projecto

2. Caracterização do mercado e do negócio

3. Que tecnologia vai adoptar?

4. Que equipamento vai instalar?

5. Qual a capacidade de produção?

6. Quais as matérias primas a utilizar?

7. Qual o pessoal a contratar?

8. Onde vai localizar a unidade industrial?

9. Quais as características do terreno e das instalações?

10. Qual o calendário de implementação do projecto?

11. Qual o interesse do projecto para a economia do País e da região?

12. Justificação da previsão de vendas

13. Requisitos ambientais e sociais?

  • Autor(es): António Cabrita
  • ISBN: 978-972-788-372-1
  • Peso: 0.543 Kg
  • Data de Edição: Novembro 2010
  • Editor: Grupo Editorial Vida Económica
  • Idioma: Português
  • Medidas: 15,5 x 23 cm
  • Nº de páginas: 172

António Cabrita é consultor de empresas, desde micro a grandes empresas. Tendo já colaborado com o Grupo Amorim, Pestana, Inatel, Salvador Caetano, etc...

Possui experiência na área da consultadoria desde 1992 com intervenção em mais de 150 empresas.

Durante alguns anos foi Director de Produção em várias empresas, duas patentes, uma internacional, por intervenção da Siemens.

É formador em vários cursos, relaccionados com a actividade empresarial.

Tem sido convidado como palestrante de excelência para vários encontros empresariais.

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