Segundo as estatísticas existentes apenas 4% das iniciativas empreendedoras é considerado Projeto de Sucesso (que ultrapassa os cinco de vida).
Este livro pretende que o leitor seja um gestor de um desses Projectos de Sucesso, isto é, que os seus negócios tenham êxito no tempo e num ambiente de Inteligência, em que tudo foi planeado ao pormenor e continuará a ser avaliado com a mesma preocupação.
Um manual escrito por quem tem grande experiência prática nestas matérias, derivada da sua longa actividade como empresário e como consultor.
Uma obra direccionada para todos aqueles que têm espírito de iniciativa empresarial, mas sem os conhecimentos mínimos nesses domínios.
A sua leitura vai permitir suprir essas carências de conhecimentos e lançar o negócio com maior segurança, minimizando assim riscos por desconhecimento de aspetos essenciais que importa acautelar.
A discussão dos vários temas aqui abordados (alguns dos quais pela primeira vez tratados num livro deste tipo) é feita duma forma extremamente pragmática e objetiva, facilmente assimilável mesmo por quem não tenha uma sólida formação académica nas áreas tecnológica, financeira ou de marketing.
A obra é completada com um programa em Excel para elaboração dos estudos de viabilidade, da autoria também do Eng. António Cabrita.´
Índice
PREFÁCIO
PRIMEIRO CAPÍTULO – FUNDAMENTOS DO NEGÓCIO
1 – História da Empresarialização
2 – Conceito de Ideia-Projecto
2.1 – Definição
2.2 - A importância do amadurecimento da fase da Ideia-Projecto
2.3 - Razões de insucesso no curto e médio prazo de empresas criadas
2.4 - Soluções alternativas para colmatar parte destes problemas
3 - Estatísticas e factos de experiências
3.1 - Razões de insucesso no médio/longo prazo de empresas criadas
4 - Factores eliminatórios na concretização da Ideia-Projecto
4.1 - Disponibilidades financeiras insuficientes
4.2 - Viabilidade económica
4.3 - Domínio tecnológico
4.4 - Tecnologias disponíveis
4.5 - Cartelização do sector/Concorrência dominante
5 - Factores determinantes para a concretização de uma Ideia-Projecto
5.1 - Recursos financeiros
5.2 - Recursos tecnológicos e know-how (tecnologias disponíveis e a utilizar)
5.3 - Recursos materiais a utilizar e produtos a vender
5.4 - Recursos humanos e a organização
6 - Factores Condicionantes para a concretização da Ideia-Projecto
6.1 - Conceito da independência nos negócios
6.2 - Outros factores condicionantes
7 - O Empreendedor da Ideia/Projecto
7.1 - Características pessoais e profissionais
7.2 - Outras características particulares
SEGUNDO CAPÍTULO – ESTUDOS DE MERCADO E SONDAGENS DE OPINIÃO
1 - O estudo de mercado
– Introdução
– Objectivos centrais do estudo de mercado
– Outros objectivos do estudo de mercado
– Fontes de informação
– Recolhas de opinião
– Contraprova
TERCEIRO CAPÍTULO – MARKETING DO PROJECTO
1 – Introdução
2 - O marketing do projecto dirigido aos fornecedores
3 - O marketing do projecto dirigido aos colaboradores
4 - O marketing do projecto dirigido aos financiadores
5 - O marketing do projecto dirigido aos clientes
5.1 - Algumas dicas para desenvolver uma imagem global
5.2 - Canais de distribuição, parcerias e complementos de negócios
6 – Factores críticos de sucesso
6.1 – Organização orientada permanentemente para a melhoria e inovação contínuas
6.2 – Consolidação e fidelização dos canais de distribuição
6.3 – Relações fortes nos negócios
6.4 – Soluções globais para o mercado
7 – Revisão do projecto a anteriori
7.1 – Análise de sensibilidade
7.2 – Prevenção de alterações
7.3 – Definir prioridades em caso de derrapagens
7.4 – Análise do investimento segundo o risco
8 – Revisão do projecto a posteriori
8.1 – Avaliação do desempenho da actividade segundo os critérios prédefinidos
8.2 – Detecção dos desvios e análise das causas
8.3 – Correcção dos erros
8.4 - Reavaliação
QUARTO CAPÍTULO – NECESSIDADES DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO
1 – Introdução
2 - Necessidades de investimento
2.1 - Activo fixo
2.2 - Activo circulante
2.3 - Investimento em fundo de maneio
2.4 - Investimentos numa empresa nova
2.5 - Investimentos numa empresa existente
3 - Necessidades de financiamento
- Necessidades de refinanciamento
- Definição da estrutura de custos
- Definição da margem comercial
QUINTO CAPÍTULO – ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
1 - Pressupostos-base
1.1 - Definições temporais
1.2 - Parametrizações em percentagem
2 – Métodos de cálculo para definição do Plano de Negócio
2.1 - Stock de mercadoria ou matéria-prima
2.2 - Stock de produto acabado
ANEXO A – CHECK-LIST PARA UM INVESTIMENTO INTEGRADO
I – ACTIVO CORPÓREO
II – ACTIVO INCORPÓREO
III – ACTIVO CIRCULANTE E OUTROS
ANEXO B – GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO
1. Apresentação da Empresa/Projecto
2. Caracterização do mercado e do negócio
3. Que tecnologia vai adoptar?
4. Que equipamento vai instalar?
5. Qual a capacidade de produção?
6. Quais as matérias primas a utilizar?
7. Qual o pessoal a contratar?
8. Onde vai localizar a unidade industrial?
9. Quais as características do terreno e das instalações?
10. Qual o calendário de implementação do projecto?
11. Qual o interesse do projecto para a economia do País e da região?
12. Justificação da previsão de vendas
13. Requisitos ambientais e sociais?