"A reflexão deste livro seria sempre muito útil. Hoje é, além disso, muito oportuna (...). A Política que faça do "Homem" a sua mensagem é, por definição, imaginativa, mas tem de ser inspirada em todos os campos de acção pela coerência com esse valor central. A obra do autor caminha, pois, no melhor sentido e ajuda, sem dúvida, a desbravá-la".
Francisco, LUCAS PIRES, in Apresentação à 1ª Edição, 23 de Abril de 1990.
A obra do autor caminha, pois, no melhor sentido e ajuda, sem dúvida, a desbravá-la". Francisco, LUCAS PIRES, in Apresentação à 1ª Edição, 23 de Abril de 1990. Este livro, em 2ª Edição, visa retomar e actualizar os fundamentais de uma Teoria Económica nos seus pontos de convergência com uma "novel" Doutrina Política (e do Direito Internacional):
A Supply-Side Economics e o NeoConservatism, cuja síntese Bush materializou no seu "Address on the State of the Union" ao Congresso americano (e ao Mundo), em 28 de Janeiro de 2003.
Já na sua 1ª Edição – publicada em 1991 – se refletiam, também num quadro de Guerra ("Fria"), os contributos de uma nova corrente de pensamento económico, com preocupações centradas na Economia da Oferta e cujas correspondentes propostas encontraram eco no "America's New Beginning:
A Program for Economic Recovery", apresentado pelo então Presidente Ronald Reagan ao Congresso dos E.U.A., em 18 de Fevereiro de 1981.
Os autores:
Rui Pinto Duarte é Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Advogado.
M. Jorge C. Castela é Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (ISE), com uma Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma Pós-Graduação em Gestão na AESE, o Mestrado/P.E. em Ciência Política no ISCSP/UTL e a frequência dos Cursos de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.