Livraria Vida Económica
Livraria Vida Económica
Redunicre MastercardVerified by Visa
PayPal Logo
Obrigatoriedade de confirmação do beneficiário

Transferências bancáriasO Banco de Portugal disponibiliza, desde hoje dia 20 de maio, aos prestadores de serviços de pagamento, um serviço que permitirá aos particulares e às empresas confirmarem o beneficiário/devedor de transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos. Este servi&...

ver mais
Novas medidas relativas a complemento solidário e medicamentos

Pensionistas e reformadosNo final do Conselho de Ministros do dia 9 de maio, o Governo anunciou, três medidas dirigidas aos pensionistas e reformados com rendimentos mais baixos, a saber: - aumento para 100% da comparticipação dos medicamentos com prescrição médica; - subida do valor do complemento solidário para idosos para 60...

ver mais
Portugal deve estar no centro do transporte marítimo

A Gare Marítima de Alcântara recebeu a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como “hosts” os portos de Lisboa e Setúbal. O encontro decorre até 10 de maio, tem como mote a descarbonização do setor e dos transportes marítimos e como grande ob...

ver mais
Zome lança serviço de verificação de imóveis

A Zome lançou o “Imóvel verificado by Zome”, um serviço que pretende assegurar aos compradores uma verificação detalhada do estado da casa que pretendem adquirir e aos proprietários a emissão de um relatório que valoriza o seu imóvel. Esta iniciativa foi possível, segundo a imobiliária, ...

ver mais
Dirigentes públicos incompetentes devem ser afastados

Pedro Ferraz da Costa defende A Região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a ter um rendimento inferior à média comunitária e deveria ser novamente elegível no acesso ao PRR e ao Portugal 2030 – considera Pedro Ferraz da Costa. Em entrevista à Vida Económica” o presidente do Fórum para a Competitividade refere q...

ver mais
Devolução de propinas só é possível se apresentar declaração individual

O prazo para pedir o prémio salarial termina a 31 de maio e o processo deve ser efectuado através do site ePortugal. De salientar que, para beneficiarem da devolução das propinas os jovens devem entregar o IRS autónomo e separado dos pais. Já os beneficiários casados ou a viver em união de facto podem optar pela tributa...

ver mais
  
 
«  
 
  »
Criar sucesso em Negócios Inteligentes

€ 19,90 (IVA incl.)

Criar sucesso em Negócios Inteligentes

António Cabrita


Este livro pretende que o leitor seja um gestor de Projetos de Sucesso, isto é, que os seus negócios tenham êxito no tempo e num ambiente de Inteligência, em que tudo foi planeado ao pormenor e continuará a ser avaliado com a mesma preocupação.

Oferta de CD para elaboração dos estudos de viabilidade, da autoria também do Eng. António Cabrita.

Pontos com VidaAo adicionar este produto poderá acumular 19 pontos com vida. Ao finalizar esta encomenda poderá acumular 19 pontos com vida que poderão ser convertidos num vale de € 1,90.


  • Inovação Empresarial no Séc. XXI versão executiva
    € 9,90
  • Drucker no Turismo
    € 12,00
  • Capital de Risco
    € 14,50
  • Legislação dos Empreendimentos Turísticos
    € 20,00

Segundo as estatísticas existentes apenas 4% das iniciativas empreendedoras é considerado Projeto de Sucesso (que ultrapassa os cinco de vida).

Este livro pretende que o leitor seja um gestor de um desses Projectos de Sucesso, isto é, que os seus negócios tenham êxito no tempo e num ambiente de Inteligência, em que tudo foi planeado ao pormenor e continuará a ser avaliado com a mesma preocupação.

Um manual escrito por quem tem grande experiência prática nestas matérias, derivada da sua longa actividade como empresário e como consultor.

Uma obra direccionada para todos aqueles que têm espírito de iniciativa empresarial, mas sem os conhecimentos mínimos nesses domínios.

A sua leitura vai permitir suprir essas carências de conhecimentos e lançar o negócio com maior segurança, minimizando assim riscos por desconhecimento de aspetos essenciais que importa acautelar.

A discussão dos vários temas aqui abordados (alguns dos quais pela primeira vez tratados num livro deste tipo) é feita duma forma extremamente pragmática e objetiva, facilmente assimilável mesmo por quem não tenha uma sólida formação académica nas áreas tecnológica, financeira ou de marketing.

A obra é completada com um programa em Excel para elaboração dos estudos de viabilidade, da autoria também do Eng. António Cabrita.´


Índice

PREFÁCIO

PRIMEIRO CAPÍTULO – FUNDAMENTOS DO NEGÓCIO

1 – História da Empresarialização

2 – Conceito de Ideia-Projecto

2.1 – Definição

2.2 - A importância do amadurecimento da fase da Ideia-Projecto

2.3 - Razões de insucesso no curto e médio prazo de empresas criadas

2.4 - Soluções alternativas para colmatar parte destes problemas

3 - Estatísticas e factos de experiências

3.1 - Razões de insucesso no médio/longo prazo de empresas criadas

4 - Factores eliminatórios na concretização da Ideia-Projecto

4.1 - Disponibilidades financeiras insuficientes

4.2 - Viabilidade económica

4.3 - Domínio tecnológico

4.4 - Tecnologias disponíveis

4.5 - Cartelização do sector/Concorrência dominante

5 - Factores determinantes para a concretização de uma Ideia-Projecto

5.1 - Recursos financeiros

5.2 - Recursos tecnológicos e know-how (tecnologias disponíveis e a utilizar)

5.3 - Recursos materiais a utilizar e produtos a vender

5.4 - Recursos humanos e a organização

6 - Factores Condicionantes para a concretização da Ideia-Projecto

6.1 - Conceito da independência nos negócios

6.2 - Outros factores condicionantes

7 - O Empreendedor da Ideia/Projecto

7.1 - Características pessoais e profissionais

7.2 - Outras características particulares

 

SEGUNDO CAPÍTULO – ESTUDOS DE MERCADO E SONDAGENS DE OPINIÃO

1 - O estudo de mercado

– Introdução

– Objectivos centrais do estudo de mercado

– Outros objectivos do estudo de mercado

– Fontes de informação

– Recolhas de opinião

– Contraprova


TERCEIRO CAPÍTULO – MARKETING DO PROJECTO

1 – Introdução

2 - O marketing do projecto dirigido aos fornecedores

3 - O marketing do projecto dirigido aos colaboradores

4 - O marketing do projecto dirigido aos financiadores

5 - O marketing do projecto dirigido aos clientes

5.1 - Algumas dicas para desenvolver uma imagem global

5.2 - Canais de distribuição, parcerias e complementos de negócios

6 – Factores críticos de sucesso

6.1 – Organização orientada permanentemente para a melhoria e inovação contínuas

6.2 – Consolidação e fidelização dos canais de distribuição

6.3 – Relações fortes nos negócios

6.4 – Soluções globais para o mercado

7 – Revisão do projecto a anteriori

7.1 – Análise de sensibilidade

7.2 – Prevenção de alterações

7.3 – Definir prioridades em caso de derrapagens

7.4 – Análise do investimento segundo o risco

8 – Revisão do projecto a posteriori

8.1 – Avaliação do desempenho da actividade segundo os critérios prédefinidos

8.2 – Detecção dos desvios e análise das causas

8.3 – Correcção dos erros

8.4 - Reavaliação


QUARTO CAPÍTULO – NECESSIDADES DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

1 – Introdução

2 - Necessidades de investimento

2.1 - Activo fixo

2.2 - Activo circulante

2.3 - Investimento em fundo de maneio

2.4 - Investimentos numa empresa nova

2.5 - Investimentos numa empresa existente

3 - Necessidades de financiamento

- Necessidades de refinanciamento

- Definição da estrutura de custos

- Definição da margem comercial


QUINTO CAPÍTULO – ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

1 - Pressupostos-base

1.1 - Definições temporais

1.2 - Parametrizações em percentagem

2 – Métodos de cálculo para definição do Plano de Negócio

2.1 - Stock de mercadoria ou matéria-prima

2.2 - Stock de produto acabado

ANEXO A – CHECK-LIST PARA UM INVESTIMENTO INTEGRADO

I – ACTIVO CORPÓREO

II – ACTIVO INCORPÓREO

III – ACTIVO CIRCULANTE E OUTROS

ANEXO B – GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO

1. Apresentação da Empresa/Projecto

2. Caracterização do mercado e do negócio

3. Que tecnologia vai adoptar?

4. Que equipamento vai instalar?

5. Qual a capacidade de produção?

6. Quais as matérias primas a utilizar?

7. Qual o pessoal a contratar?

8. Onde vai localizar a unidade industrial?

9. Quais as características do terreno e das instalações?

10. Qual o calendário de implementação do projecto?

11. Qual o interesse do projecto para a economia do País e da região?

12. Justificação da previsão de vendas

13. Requisitos ambientais e sociais?

  • Autor(es): António Cabrita
  • ISBN: 978-972-788-372-1
  • Peso: 0.543 Kg
  • Data de Edição: Novembro 2010
  • Editor: Grupo Editorial Vida Económica
  • Idioma: Português
  • Medidas: 15,5 x 23 cm
  • Nº de páginas: 172

António Cabrita é consultor de empresas, desde micro a grandes empresas. Tendo já colaborado com o Grupo Amorim, Pestana, Inatel, Salvador Caetano, etc...

Possui experiência na área da consultadoria desde 1992 com intervenção em mais de 150 empresas.

Durante alguns anos foi Director de Produção em várias empresas, duas patentes, uma internacional, por intervenção da Siemens.

É formador em vários cursos, relaccionados com a actividade empresarial.

Tem sido convidado como palestrante de excelência para vários encontros empresariais.

Pesquisar

Login

Bem Vindo, Entrar(login)

Carrinho  

(Vazio)

Catálogo Virtual